Categorias
Desenvolvimento Infantil

Como anda a organização dos brinquedos por aí?

Nessa quarentena imagino que muitos brinquedos estejam espalhados pela casa. Certo?

Você sabe a melhor maneira de organizá-los?

A maioria das pessoas compram daquelas caixas grandes transparentes e coloca tudo dentro, não é o ideal, mas já é uma organização.

A melhor forma é que essa caixa fique longe da vista da Criança, e que você disponibilize de 3 a 5 brinquedos diferentes, mudando as opções disponíveis a cada 2 dias. 

Mas por que fazer assim?

Quando a criança encontra todos os brinquedos juntos tende a virar tudo no chão, e devido a grande oferta de opções acaba não conseguindo brincar funcionalmente com cada item ou acaba sempre brincando com os mesmos ou só com os mais recentes.

Se fizer o rodízio dos brinquedos a criança passa a explorar e variar mais a forma de brincar devido a valorização de cada item, e assim tudo parece ser sempre novidade. (exemplo: um carro, um boneco, um jogo de memória ou de encaixe….ou uma boneca, um jogo compartilhado, itens de casinha…).

Para guardar os brinquedos temos 3 opções:

A: comprar aquelas caixas plásticas e guardar os brinquedos organizados por itens;

B: forrar caixas de papelão com papéis de presente e organizar tudo lá dentro;

C: comprar aqueles sacos enormes, que vendem em cores diferentes, e guardar tudo lá dentro.

Outra dica bem legal é colocar nas prateleiras altas, 2 opções de brinquedos de maior interesse da Criança, assim ela precisará comunicar de alguma forma para pedir o objeto, isso oportuniza a comunicação e interação social.

Espero que todas essas dicas, ajudem você!

Forte abraço!

O que achou? Comente aqui.