Terapeuta Ocupacional Pediátrica

TERAPIA OCUPACIONAL PEDIÁTRICA
Tem como principal objetivo favorecer o desenvolvimento da criança para que ela tenha autonomia nos seus fazeres.
O profissional avalia e planeja momentos e atividades que favoreçam o aprendizado de novas habilidades, através de atividades de interesse para a criança.
O Terapeuta Ocupacional Infantil desenvolve competências nas áreas sensório – motora, de processamento da informação, interação e outras que não permitam ou dificultem o envolvimento da criança nas suas áreas de ocupação, como o brincar e a participação na escola.
SERÁ QUE MEU FILHO PRECISA DE TERAPIA OCUPACIONAL?
Quando uma criança não completa as etapas esperadas do desenvolvimento infantil ( Marcos do Desenvolvimento), ou responde de forma diferente aos estímulos sensoriais do ambiente.
A Terapia Ocupacional Infantil pode auxiliar avaliando o motivo pelo qual esta dificuldade ou atraso está ocorrendo e planejando estratégias que auxiliem no desenvolvimento dessas habilidades.
SINAIS DE ATRASO NO DESENVOLVIMENTO
Cada criança tem um ritmo diferente de desenvolvimento. Assim sendo, muitas vezes é difícil separar o que é simplesmente uma particularidade e o que é um verdadeiro atraso no desenvolvimento, que possa estar sendo causado por alguma condição que precise ser investigada e tratada.
A observação dos pais e das pessoas que mais convivem com a criança é a melhor forma de identificar possíveis atrasos. Caso seja identificado algum problema, intervenções médicas ou terapias específicas ajudam a reduzir eventuais prejuízos futuros, principalmente se iniciadas bem cedo.
Os médicos usam o termo “atraso no desenvolvimento” quando uma criança não atinge alguns dos marcos do desenvolvimento com a idade esperada, mesmo já levando em conta as variações individuais.
O atraso pode ocorrer em uma ou mais áreas como:
- Coordenação motora ampla (habilidades físicas como rolar, sentar e andar)
- Coordenação motora fina (capacidade de segurar as coisas, manipular objetos)
- Linguagem e fala (tanto a compreensão quanto a fala)
- Habilidades sociais (relacionamento com outras pessoas)
- Capacidade de autocuidado (vestir-se, usar o banheiro)
MARCOS DO DESENVOLVIMENTO
- 3 MESES
- 6 MESES
- 9 MESES
- 12 MESES
- 18 MESES
O que a criança faz nessa idade?
- Agarra objetos nas mãos, mas ainda não olha pro que está segurando.
- Brinca com os dedos. Leva as mãos à boca.
- Já tem maior controle da cabeça quando está sentado ou de bruços.
- Visualmente alerta, segue os adultos com os olhos e move a cabeça.
- Começa a estabelecer rotinas com o sono ou a hora da amamentação.
- Produz ruídos quando está feliz.
- Vira a cabeça na direção do som.
- Movimenta os lábios e produz sons com a boca.
- Mostra prazer quando lhe pegam ao colo ou falam para ele.
- Reage quando canta para ele, chama ou brinca com ele. Pode chorar quando para de brincar.
- Mantém contato visual durante a amamentação ou quando alguém fala com ele.
- Aprecia o banho e outras rotinas diárias.
- Sorri de forma intencional! O corpo do bebê agita-se e irradia felicidade.
3 – 6 Meses: O que a criança faz nessa idade?
- Segura um copo ou objeto com as duas mãos.
- Levanta e controla os movimentos da cabeça e do pescoço.
- Se estiver deitado de barriga para baixo suporta o peso da cabeça e do tronco apoiando-se na palma das mãos.
- Tenta sentar-se quando está seguro pelas mãos.
- Consegue rolar sobre o próprio corpo.
- Brinca com os pés quando deitado de costas.
- Olha para os brinquedos dentro do seu campo de visão e agarra-os com ambas as mãos.
- Ocasionalmente, pode usar apenas uma mão para agarrar os objetos
- Esta é a fase da descoberta!
- O bebê está alerta e cada vez mais atento às pessoas e ao que se passa em seu redor.
- Emite sons quando está brincando e grita de entusiasmo ou quando está irritado.
- Reage, vocalizando e virando a cabeça, quando ouve o seu nome ou um som que lhe é familiar.
- Dá gargalhadas.
- Adora chocalhos ou outros brinquedos que emitam sons e sacode-os deliberadamente.
- Levanta as mãos e estende os braços para pedir colo.
6 – 9 Meses: O que a criança faz nessa idade?
- Utiliza os membros para se movimentar, rolando para trás e para frente.
- Permanece sentado sem apoio.
- Consegue alcançar e agarrar o que quer ou a posicionar-se no chão para brincar.
- Transfere objetos de uma mão para outra.
- Tem cada vez mais força nos membros (braços e pernas).
- É capaz de sentar e se movimentar para testar o equilíbrio.
- Distingue claramente a sua família de estranhos.
- Vocaliza monossílabos e dissílabos e gosta muito de conversar.
Começa a entender o conceito do “não”. - Responde à voz e quando o chamam pelo nome.
- No chão, rasteja.
- Predomínio da posição de sentada. Tenta puxar-se para a posição de pé.
- Consegue segurar dois objetos ao mesmo tempo.
- Começa a usar o polegar para agarrar melhor os objetos.
- Pronuncia vogais, consoantes e até sílabas (“um”, “da”, “ma”).
- Tem noção do objeto permanente, começando a criar ligações emocionais com pessoas e objetos.
- Engatinha ou começa o treino para engatinhar em breve.
9 – 12 Meses: O que a criança faz nessa idade?
- Está prestes a dizer a sua primeira palavra.
- Usa “papá” e “mamã” com significado.
- Engatinha, consegue alterar a posição das pernas, alongar-se para alcançar algum objeto ou para transferir os braços para um apoio mais elevado.
- Já consegue encaixar peças de formas simples.
Usa os braços para levantar e se colocar de pé, e permanece com apoio. - Aponta com o indicador.
- Leva copo, mamadeira ou alimentos até a boca.
Começa a “dar”. - Faz brincadeiras de imitação.
- Dá tchau e bate palmas.
- Manifesta carinho com abraços e mimos principalmente pelos pais.
Utiliza sons e tons diferentes para expressar sentimentos como a surpresa. - Alguns bebês começam a dar os primeiros passos agarrados ao adulto ou aos móveis.
- Domina alguns movimentos finos, como a pinça com os dedos e o polegar.
- Ajuda a vestir-se, dando a mão ou o pé.
- Horas de sono diário: 11 a 15 horas.
12 – 18 Meses: O que a criança faz nessa idade?
- Consegue escolher, segurar, pôr ou tirar brinquedos de uma caixa.
Segura o lápis e já rabisca. - Pode começar a dar os primeiros passos e andar por curtas distâncias. Nesta altura, andar, começa a ser uma tarefa que faz com mais segurança e que está praticamente estabelecida.
- Ainda precisa de apoio para se levantar.
- Dependendo do seu contato com livros, já consegue virar as páginas.
- À medida que o equilíbrio se estabelece, começa a correr, a andar para traz e a saltar, mas ainda o faz com os dois pés.
- Sofre com a separação dos pais (ansiedade de separação).
Faz jogos de imitação. - Compreende e obedece ordem simples.
- É um explorador com grande curiosidade de mexer e alcançar tudo o que se encontra no seu campo visual.
- Adora brinquedos que fazem ruído ou produzem música.
Maneja a colher apesar de ainda não dominar o seu uso completamente. - Começa a construir a autoconfiança e independência, querendo desempenhar algumas tarefas sozinho.
- É capaz de subir para uma cadeira pequena.
- Deixa cair e atira objetos deliberadamente.
- Sobe escadas engatinhando.
- É capaz de tossir para chamar a atenção.